BETWEEN THE WALL AND THE EDGE

MIGUELANGELO VEIGA : 2018.01.13

BETWEEN THE WALL AND THE EDGE MIGUELANGELO VEIGA



13 JANEIRO A 06 FEVEREIRO DE 2018 : PINTURA

Esta exposição parte da destruição e do abandono do anterior ateliê, a partir do qual se projetaram as obras deste projeto.

Com o grande painel Between the wall and the edge (2012), Veiga continua a explorar a pintura sobre madeira de dimensões generosas.

Nesta superfície, que deixa antever processos anteriores de ocultação e desvelamento na acumulação de camadas sucessivas de tinta, surge um desenho de aparência rigorosa e austera. Uma quase arquitetura (Matta-Clark utilizaria o termo anarchitecture) que tem a sua importância não no discurso e nas normas formalistas, mas que nasce da própria vida e no estar no mundo, apesar de se socorrer de uma série de regras e postulados inerentes ao desenho técnico para a sua execução final. Cada camada de tinta surge apenas depois das zonas anteriores serem detalhadamente preenchidas com os matizes e zonas específicas. É um processo que poderíamos apelidar aqui de edificação do desenho, já que o resultado final se pode delinear e executar segundo uma espécie de planeamento restrito, que resulta necessariamente da geometria e da matemática. Não existe aqui lugar para a expressividade supérflua. Esta obra instala-se na galeria como um ecrã, sustentado de forma simples por pés de madeira. Os mesmos que o artista utiliza por vezes para construir cavaletes improvisados e à medida de obras que está a fazer.

Hugo Barata


+info : MIGUELANGELO VEIGA