L’AFRIQUE DE TOUT COEUR!

MOHAMED MOURABITI : 2017.01.14

L’AFRIQUE DE TOUT COEUR! MOHAMED MOURABITI



14 A 26 DE JANEIRO 2017 : PINTURA E COLAGEM TÊXTIL

Sobre suportes em forma de tondi (plural italiano de tondo) representando a Terra, conhecida como planeta azul, o artista pintor Mohammed Mourabiti representa o mapa de África nas suas formas naturais.

Situada bem no centro e rodeada pelas águas marítimas cujo o artista sugere por pinceladas e movimentos aéreos o mapa torna-se o objecto/sujeito de uma reflexão plástica muito actual, porque ultrapassa a simples figurabilidade do continente para se tornar um vector de abertura e um importante lugar de retorno à fonte espiritual, semelhante ao que Marrocos defende para a sua política Africana.

Mourabiti teve a grande ideia de fazer da África uma realidade objetiva uma matéria de criação artística; para isto reinventou uma técnica têxtil (local) para a sua composição cobrindo o espaço por um mesmo “décor” inteiramente floral ou semi-geométrico e semi-floral, utilizando para cada tondo uma paleta de cores reduzida. É uma técnica que faz lembrar o bordado tradicional marroquino sobre seda ou veludo, e cuja temática abstracta remete para o património árabe e muçulmano.

Além da obra, poderíamos dizer que Mohammed Mourabiti subscreve um verdadeiro retorno às origens através da arte e portanto celebra à sua maneira o seu profundo apego à terra dos Primeiros Homens.

A. Benhamza


+info : MOHAMED MOURABITI