Mathieu Sodore: A l’heure où nous mettons sous presse

1,000.00

1 em stock

Descrição

Desde “A Arraia” de Chardin, “O Espargo” de Manet ou “A Cadeira” de Van Gogh que sabemos que a maneira de representar importa mais do que o que é representado. Daí até fixar-se num objeto usual utilitário, frio e mecânico, basta um passo que a exposição “On nous presse” ultrapassa largamente. Por um lado porque sob a sua aparente banalidade, o moinho de legumes contém uma verdadeira riqueza formal, por outro lado porque metaforicamente permite questionar de um modo lúdico uma sociedade que enaltece a velocidade, a performance, que faz pressão sobre o indivíduo.

Apesar da diversidade dos formatos, de suportes e de técnicas, a exposição é concebida como um conjunto homogéneo. Em primeiro lugar pela utilização do moinho de legumes, figura central de cada realização e traço de união entre as obras. Em seguida, pela omnipresença do círculo e da curva, brincando com a velocidade da linha direita, à rigidez dos ângulos. Na série de pequenos desenhos assim como na grande pintura é o arabesco que domina contrariando o retângulo dos formatos. Em cada “tondo” encontramos uma presença semelhante da curva reforçada pela forma circular do suporte. Quanto ao auto-retrato é a própria natureza da obra, espiral desenvolvida, que impõe ao espetador um movimento circular. Por fim, um outro traço comum à maioria dos desenhos é a utilização do papel milimétrico como suporte. Este tipo de papel habitualmente associado ao domínio científico e técnico encontra aqui uma outra função, permite por contraste com o estilo dos desenhos, todo em curvas, criar tensões geradoras de movimento.

“Interessar-se pelas pequenas coisas, é chegar às grandes, com o tempo.” escrevia Samuel Beckett. Idêntica fórmula me parece resumir bem a “démarche” que está na origem desta exposição. Assim, mesmo que nos pressionem (“On nous presse”), é a nós que cabe reivindicar a lentidão, afirmar a nossa liberdade de expressão, se possível com humor e elegância…

Informação adicional

Autor

Mathieu Sodore

Ano de Edição

2015

Formato

Diâmetro : 60cm

Técnica

Técnica mista sobre madeira

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.