Ana Malta (Lisboa, 1996), artista visual residente em Lisboa.
Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e tirou um mestrado em Gestão de Indústrias Criativas pela UCP-Porto. Trabalhou durante três anos como assistente no departamento de produção e comunicação do Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro e Galeria Belo-Galsterer.
A sua obra é desenvolvida através do estudo da cor, de padrões, da composição e de materiais riscadores, veículos do seu inconsciente plástico. Um trabalho onde a inquietação procura a estética e onde o diálogo tem como base a transformação do “erro” em oportunidade.
Ana faz parte do coletivo artístico VÊS.TRÊS, foi uma das 10 finalistas do “Prémio A Arte Chegou ao Colombo” em 2021 e foi vencedora do “Prémio José Mendonça – Artes Visuais | Betar” em 2023. A artista fez ainda uma residência na Guarda em 2023 e tem outra prevista em Nova Iorque em 2024.
Participou, em 2023, na feira de arte contemporânea Estampa Madrid, representada pela Maria Porto Gallery.
Conta com exposições na Galeria São Mamede, Museu Colecção Berardo, Museu Municipal de Espinho, Centro Multimeios de Espinho, Casa do Montado, Casa da Cultura de Paredes, Faculdade de Belas-Artes UL, Galeria LiR, LisbonWeek, LxLapa, Oficinas de Aljustrel, Atmosfera m, Egeu, Espaço Mercês, mostras de arte nas Carpintarias de São Lázaro e IFEMA Madrid, entre outros.
Colaborou em vários projectos tais como: “Transforming a Land Rover into Rolling Art” com a CoolnVintage, “Mulheres, saberes práticos e o montado” com a AAA8, o livro “FBAUL 2011*21 Prémios Awards”, a 14ª Edição da “QUADRANTE” da AAFDL, o programa “Snooze” da rádio Megahits, o programa “SCROLL” da RTP2, o livro “(AS)ARTISTAS – Ensaio Gráfico sobre Histórias e Práticas Artísticas no Feminino”, entre outros.

