SPACE X

JOÃO FONTE SANTA : 2016.02.14

SPACE X JOÃO FONTE SANTA



Cresci entre a infância e a adolescência a ver ler e ouvir ficção científica. Eram narrativas que me projectavam num futuro mais ou menos próximo, caracterizado por estranhos ambientes de uma arquitetura política e culturalmente plástica, mas existencialmente irrespiráveis.

Com o passar do tempo fui-me apercebendo que afinal o tempo e o espaço a que a se ficção científica se reportava, era muito mais o aqui e o agora em que as obras tinham sido produzidas do que o futuro supostamente anunciado pela narrativa. Muitos anos mais tarde, agora no presente que era o futuro da ficção, cresce a sensação de que a distopia, na altura visionáriamente denunciada se tornou no roteiro cultural para uma nova classe que assaltou os vários poderes ( político, económico e cultural), deixando para nós, comuns cidadãos o espaço reservado a uma sub-casta perpetuamente adormecida pelo carnaval disneyesco da execução do seu próprio poder.

SpaceX é uma exposição de desenho construida a partir de imagens reais e ficcionais, reencenando possíveis cartazes para filmes de ficção científica SpaceX, é a primeira empresa de parceria público-privada de transporte espacial dos Estados Unidos, sediada em Hawthorne, na Califórnia.


+info : JOÃO FONTE SANTA