KATIE LAGAST é uma artista Belga que vive e trabalha entre Lisboa e Antuérpia. O seu trabalho foi exposto em varias galerias de arte e mostras colectivas na Bélgica, na Holanda, na Alemanha, em França e em Portugal. Através das suas instalações, esculturas e trabalhos gráficos, Katie criou um mundo só seu que leva o observador a não tomar nada como garantido. Trabalhando com base em pistas visuais de ambientes urbanos decadentes, Katie apanha fatias de espaço e de tempo que outros não se atrevem em reparar. A sua inspiração vem direitinha do chão: uma tampa de esgoto, pedras de pavimento, ervas, paus ou a luz que neles incide ao final da tarde. Tratando temas aparentemente casuais, a analise formal e o olho para o pormenor da Katie transformam-nos em objectos de beleza e contemplação.
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
2015
Artista em Residência no Ar.Co – Centro de arte & Comunicação visual em Lisboa (P) – do 1 Fevereiro até 13 de Junho
2012
Artista em Residência no EKWC (European Ceramic Work center) em Den Bosch (NL): do 22 Outubro até 7 Dezembro
2010
Artista em Residência no FLACC em Genk (B): do 4 Maio até 18 Julho 2010: Artista em Residência no Frans Masereel Centrum em Kasterlee (B) do 19 Abril até 15 Julho
2009
Artista em Residência -“Redlight Design” (*) – atelier Ted Noten em Amesterdão (NL): do 18 Augusto até 31 Augusto
2007 – 2008
Artista em Residência no EKWC (European Ceramic Workcenter) em Den Bosch (NL): do 10 Dezembro 2007 até 14 Março 2008
SUBSÍDIOS E BOLSAS DE ESTUDOS
2017
“Tussenkomst Buitenlandse presentatie”(Bolsa para apresentação international) do Governo Flamengo para a participação ao XIX Bienale de Cerveira em Vila Nova de Cerveira (P)
2015-2016
Bolsa Vitoria, Graça, Luz e Salvador Reis para o projecto individual no ArCo – Centro de comunicação Visual em Lisboa (P)
2012
Bolsa do Governo Flamengo para uma residence artistica no EKWC (European Ceramic Work center) em Den Bosch (NL)
2008
Bolsa do Governo Flamengo para uma residence artistica no EKWC (European Ceramic Work center) em Den Bosch (NL)