DESENHO . PINTURA . INSTALAÇÃO

SOLEDAD SEVILLA

SOLEDAD SEVILLA Nasce em 1944 em Valencia.

Estuda na Academia de Belas Artes de Sant Jordi em Barcelona entre 1960 e 1965.
Entre 1969 e 1971 participa ao seminário de geração automática de formas plásticas do Centro de Calculo da Universidade Complutense de Madrid. Nos anos 70 a sua obra pictórica utilizara a geometria como base normativa.

Entre 1980 e 1982 reside em Boston, estudando na Universidade de Harvard, e começa a trabalhar a serie “Las Meninas” aplicando uma estrutura básica em forma de retículo para reinterpretar os espaços e as atmosferas do quadro do Velasquez. De regresso a Espanha realiza varias instalações ambientais, todas com com um forte mas sutil caracter pictórico, que apresentam uma renovação plástica profunda, como em “Leche y sangre”, onde as paredes da galeria, cobertas de cravos vermelhos aparecem brancas uma vez que as flores murcham. A serie a seguir intitulada “La Alhambra” é um trabalho de reinterpretação do Palácio Nazarí. Neste caso a utilização da core é mais contida a pesar do retículo ser também uma referencia. Para fechar este projecto realiza a instalação “Fons et Origo” que tende a recriar o ambiente nocturno dos reflexos sobre a agua do tanque dum dos pátios do Alhambra. A luz torna-se o elemento central das suas instalações e das series de quadros.

LER MAIS

Em 1992 realiza no Castelo de Vélez Blanco (Almería) uma projecção sobre as paredes do pátio permitindo visualizar novamente o pórtico do Renascimento actualmente no Museu Metropolitan de Nova York. Noutras instalações utiliza fio de cobre e de algodão que por uma adequada iluminação recria o efeito de feixes de luz. Numa instalação posterior gotas de agua deslizam lentamente nos fios de cobre.

Em 1993 recebe o Prémio Nacional de Artes Plásticas. A suas instalações mantém uma ligação forte com a suas series pictóricas. No final dos anos 90 o retículo desaparece mas continua presente certa ideia geométrica, da parede e do espaço, a traves do vegetal das formas das folhas, que evoca duma maneira sutil Granada, cidade com a qual Soledad Sevilla teve uma ligação estreita através das suas aulas na Universidade.

Em 2007 é condecorada com a medalha de Ouro do Mérito de Belas Artes. Em sus trabalhos mas recentes utiliza a forma da janela enquanto espaço pictórico assim como as texturas das superfícies da madeira e do metal. A serie sobre os Apostoles de Rubens e O Retábulo são dois trabalhos de grande tamanho onde é visível este tratamento das texturas da madeira.
Participo na bienal de Pontevedra de 2010. A instalação no Palácio de Cristal do Retiro em Madrid reproduz no interior a arquitectura do palácio e recria a abóbada celeste. O título ESCRITO NOS CORPOS CELESTES, é uma alusão aos sinais de pontuação impressos na membrana que forma a peça, obra realizada em 2011/2012.

Em 2013 abre a temporada da Galeria MAS R ao desenvolver três trabalhos diferentes que se adaptam as características espaçais de cada um deles. Com materiais efémeros como papel o neopreno experimenta as peças em três dimensões que reproduz depois em metal. O video como complemento da linguagem pictórica, assim como a fotografia estão presentes nestas últimas obras. Podemos dizer da sua pintura actual, que ao recriar uma “geometria branda” conserva uma constante no seu trabalho, que repete uma unidade y por acumulação esta unidade desaparece para criar planos mais extensos.

Em 2014 recebe o prémio ARTE E MECENATO. O prémio é um reconhecimento da excelência da sua obra, dos êxitos conseguidos durante a sua trajectória e da implicação na construção do seu percurso. A sua obra representa uma contribuição significativa ao desenvolvimento da arte contemporânea y situa-a como referente no sector.

Em 2015, apresenta no Centro José Guerrero a exposição VARIACIONES DE UNA LINEA que percorre a sua obra desde os anos 60 até os anos 80 e a instalação CASA ORO que transforma o pátio mourisco do Albaicín, também participa a exposição NADA TEMAS, DICE ELLA no Museu Nacional de Escultura Barroca de Valladolid com a peça site specific SERIA LA DE LA NOCHE.

Em 2017 participa a exposição colectiva AYER Y HOY EL LABERINTO DEL TIEMPO e expõe na galeria PASSEVITE em Lisboa o projecto sobre Pessoa LAS RUTAS DEL DESASOSIEGO projecto desenvolvido a partir do Livro do desassossego.

GENESIS, galeria Marlborough Barcelona.

NO PASSEVITE