Ecos de violinos
Sebastião Castelo Lopes : 2024-09-07
07 SETEMBRO / 05 OUTUBRO 2024
O resultado é uma instalação que mergulha o espectador no trabalho do artista. Os desenhos, compostos por várias camadas, a sugestão da matéria, a reflexão sobre o tempo, remetem-nos inevitavelmente para a obra de Anselm Kiefer, uma referência importante para Sebastião Castelo Lopes.
A disposição concebida pelo artista, com o seu confessionário e vários objectos, altera a relação do visitante com as obras expostas, proporcionando-lhe uma experiência única que questiona o tempo, o pormenor, o indivíduo.
No seu conjunto, a exposição mergulha o espectador numa dimensão mais espiritual do que mística, sentimento reforçado pela intensidade dos desenhos de pequenas dimensões. Ao evocarem noções de leveza, levitação e altitude, mas também de ferimento, criam uma tensão com os Ecos de violinos religiosos do confessionário, numa dialéctica dinâmica e subtil. O recente documentário de Wim Wenders sobre Kiefer, Anselm, tem um subtítulo, O barulho do Tempo, frase que se aplica na perfeição à exposição de Sebastião Castelo Lopes
Sebastião Castelo Lopes concebe para a galeria Passevite uma instalação site-specific tirando o máximo partido das caraterísticas do espaço.
Agosto 2024, Mathieu Sodore
+info : Sebastião Castelo Lopes