PRATA DA CASA

NÚMERO : 2021.03

PRATA DA CASA IMAGENS AO POSTIGO



NÚMERO : 2021.03

Em tempos de confinamento obrigatório, PRATA DA CASA interpela as pessoas nas suas curtas e rápidas incursões à rua, mostrando, através dos vidros, as imagens concebidas por um coletivo de artistas. Com a ideia de comunidade em fundo, um retrato das gentes e do território de uma parte da cidade, nos Anjos, freguesia de Arroios.

Este projeto expositivo e editorial de criação dispôs-se a abrir arquivos e álbuns de família, memórias que se interligam com as deste local de Lisboa. Daí nasce uma reflexão “fotográfica” sobre a história individual de cada um, em relação com a história coletiva e comunitária do (seu) bairro. Associado ao trabalho de (re)criação fotográfica do material de arquivo recolhido, soma-se o olhar contemporâneo, resultado do desafio colocado a vários fotógrafos e artistas.

Projeto de proximidade – uma proximidade ainda mais necessária face à urgência social criada pelo contexto pandémico –, PRATA DA CASA convoca a comunidade artística moradora no Bairro das Colónias, desafiando-a a trabalhar com a sua população heterogénea. Ao problema do isolamento, vieram somar-se outras preocupações, como a pressão imobiliária ou o abandono. Essas e outras questões cruzam-se com as reminiscências históricas do império colonial, sugeridas pela toponímia e por alguns traços arquitetónicos, mas sobretudo pela matriz social na base da construção do bairro em contraponto com o seu estado atual, entre o recente cosmopolitismo europeu e as novas vagas de migrantes de múltiplas nacionalidades.

PRATA DA CASA visa aproveitar a excelência dos criadores e artistas residentes, envolvendo-os na comunidade onde habitam, promovendo a coesão socio-territorial através da arte, fortalecida pelo conhecimento “do outro” e do território com ele partilhado. O projeto assume-se, assim, como um estímulo ao diálogo entre os habitantes, e destes com o próprio espaço em que habitam.
Promovido pela Associação Número – Arte e Cultura, sob direção artística de José Luís Neto, PRATA DA CASA conta com a participação de Claudia Fischer, Daniel Malhão, Isabel Aboim Inglez, Luciana Fina, Pedro Loureiro, Rui Viana Pereira e da XYZ Books/ A Ilha, parceira do projeto juntamente com a Antecâmara, a Duplex e a Passevite, entre outras estruturas locais.

As atividades integram vários locais e formas de apresentação, desde uma exposição em formato galerístico, prevista para meados de Março, até à afixação de cartazes em diversos espaços públicos (ruas, mercados, montras de lojas e cafés, escolas) da zona Anjos-Arroios. Está ainda contemplado o formato online (www.bairroaoespelho.com), assim como uma edição em livro.


+info : PRATA DA CASA