REGISTO DE EXISTÊNCIAS

PEDRO SIM : 2021-12-04


Registo de existências, expressão resgatada ao léxico contabilístico, é um diamante por polir com intensa conotação poética, se aplicada a outros contextos. Neste caso, interessa-nos evocar o conceito de um inventário em aberto de exercícios e práticas artísticas tão díspares, quanto convergentes; um compromisso assumido entre o imaginar um campo composicional e a imprevisibilidade das tintas esmagadas sob pressão no suporte. É o corpo de uma existência única e irrepetível, índice de um processo e de uma intenção que se constrói, também, da ausência: o que por opção ou inconsciência foi velado, imprimindo-se assim uma nova camada de narração.


Abstrações líricas, padrões geométricos e alguma figuração são elaborados em função de critérios visuais e conceituais, em composições alocadas a séries temáticas, refletindo diferentes abordagens estéticas e técnicas. Os trabalhos reunidos exploram processos híbridos de gravura não convencional: dos materiais produtores de matrizes e texturas (linóleo, tetra pack, espuma-eva, esferovite, cartão canelado e outros materiais menos nobres), passando pelo processo enviesado de impressão das imagens (a matriz é colocada estrategicamente sobre o papel), até à produção de peças únicas, não de múltiplos.


Criada (a)caso a (a)caso através da sobreposição e da ocultação, decididas in situ, a série principal (50x40cm) busca uma possível depuração da forma e da saturação de camadas e texturas que caracterizaram trabalhos anteriores. Uma segunda série, pensada como um mural constituído pela repetição de uma mesma tipologia – a folha A4 em papel Canson preto – é um conjunto de formas geométricas, máscaras e figuras construídas em cartão tetra pack e impressas sobre fundos texturados de cor, como que matéria plástica arrancada à noite e à insónia. Para esta exposição foram ainda desenvolvidas algumas colagens trabalhadas a partir de material gravado do acervo pessoal, revelando no processo novas dinâmicas significativas, através do jogo de equilíbrios formais entre os diversos suportes manipulados.



04 DEZEMBRO A 08 JANEIRO DE 2022 : MONOPRINTS


+info : PEDRO SIM